2015-05-19

Eu sou muitaaaa bom

Isto é o que ía na cabeça do polícia que agrediu o adepto do Benfica à frente do filho.
Sim, porque o que o polícia fez não foi uma detenção, foi uma agressão, porque para fazer uma detenção dá-se a ordem para virar e colocar as mãos atrás das costas de forma a se poder algemar a pessoa.

Não foi isso que aconteceu. Independentemente do que o homem chamou ao polícia (e acredito que tenha sido de "cabrão" para cima) ou até mesmo lhe tenha cuspido, ele não pode reagir daquela forma. E aquela forma foi: avançou para o homem como se fosse um bully, e bateu-lhe.

O que devia ter acontecido? O polícia devia manter-se à distância a que estava e indicado ao homem para se virar e colocar as mãos atrás das costas. De seguida, algemava-o ou o homem resistia e aí sim, já teria legitimidade para usar força.

A partir desse momento, aquilo que seria uma detenção simples passou a caso nacional. O senhor mais velho tentou impedir o polícia de bater e foi afastado. O filho foi afastado do local e a sua vista tapada de forma a não ver o pai ser agredido (a única ação sensível da policia neste caso).

Agora, o agressor levará um processo disciplinar e provavelmente uma suspensão de X dias. E tudo isto por falta de formação. Veja-se a reação do outro polícia que estava ao seu lado. Muito mais calmo que o "chefe" (parece que o agressor era mesmo o "comandante" deles). Se uma chefia se comporta assim, como é que os subordinados aprendem?

9 comentários:

Sci disse...

Não aprendem. Sempre ouvi dizer que os exemplos são a única forma eficaz de educação e disciplina...

Jedi Master Atomic disse...

Sci -> Pois aquele subcomandante para além de não ter formação adequada, não tem capacidade para lidar com o público, pelos vistos.

MariaEduarda disse...

A única coisa boa desta história é que o facto de se ter tornado um escândalo nacional pode indicar que é pouco comum. Felizmente.

Diana Fonseca disse...

*
Está a decorrer um passatempo no meu blogue, até dia 16/06, para quem gosta de escrever e receber presentes. Participa! (:

grassa disse...

Que raio de comentário descontextualizado foi esse, Diana? Agora merecias levar com um cacete no lombo.

Jedi Master Atomic disse...

Maria Eduarda -> Agreed ;)

Diana Fonseca -> "*
Está a decorrer um passatempo no meu blogue, até dia 16/06, para quem gosta de escrever e receber presentes. Participa! (:"

Eu faço vários posts no gozo e muitos deles nunca falo nada de sério. Pois foste logo escolher um post mais sério para fazer publicidade. É triste e só não apago o teu comentário para as pessoas verem por si mesmas. Mesmo que tu o apagues, fica aqui registado neste meu comentário o que escreveste.

grassa -> Vais ver o blog dela e percebes logo

Jedi Master Atomic disse...

grassa -> Vi agora que ela fez copy/paste do comentário dela em vários blogs. Logo, nem sequer leu os posts. Isto é caso para se dizer que ela é que veio dar cacetada em toda a gente, indiscriminadamente :P

agatxigibaba disse...

Eu quero acreditar que o polícia se tenha descontrolado, que haja ali uma história pessoal no meio, sei lá, quero acreditar que aquilo não era o agente em estado normal. Porque se é...

Jedi Master Atomic disse...

Agatxi -> Parece que ele já tinha antecedentes.