2015-02-17

Death is that state in which one only exists in the memory of others

Depois da frase filosófica tão linda do título, vamos falar sobre morte. lol
Ao ver este post da Agatxi lembrei-me duma coisa que o Facebook poderia implementar.

Imaginem o pessoal que morre e cujo perfil do Facebook fica um bocado ao abandono, sem ser atualizado durante muito tempo. Esse perfil continua a receber notificações, mensagens de parabéns no dia de aniversário, mensagens privadas, convites de amizade, etc...

Teoricamente ninguém poderá entrar no perfil porque não têm a password da pessoa e assim desativar o perfil ou escrever lá uma mensagem no mural a dizer que a pessoa faleceu.

Ora eu lembrei-me duma coisa que o Facebook poderia implementar. Que tal uma opção que me permitisse indicar um email ou uma pessoa no Facebook que fosse notificada caso eu não fizesse login no Facebook durante X tempo (sendo que o X também seria configurável por mim)? E essa notificação seria uma mensagem com o meu user e password para a outra pessoa poder entrar no meu perfil e alterar o que fosse necessário.

Hmmm, hmmm, que tal? :P

9 comentários:

Sci disse...

Em teoria parece uma boa ideia, mas terias de garantir que a pessoa a quem desses acesso fosse respeitar essa incumbência da forma que tu gostarias.
Parece óbvio? Eu também pensava que sim, até ver no meu feed de notícias um caso desses, em que a "responsável" falava na 1ª pessoa, como se da própria falecida se tratasse, chegando ao extremo bom gosto de anunciar a hora do funeral da seguinte forma "não fiquem tristes por mim, hoje às 15h mudo-me para uma nova casa"...

Pusinko disse...

Discordo.
Entendo isso, mas é como a Sci relatou. Eu voltava dos mortos para apertar as orelhas a quem usasse esse palavreado no meu mural, mesmo que com boas intencoes (quero acreditar que foi em boa fé).
Posto isto, alguém próximo com quem cresci e que morreu há poucos meses continua a sorrir para mim quando surge no icon quando teclo o nome dele ou um parecido. Nao me incomoda. Talvez seja melhor que quem de direito contacte o FB ou qualquer órgao/rede social e peca desactivacao da página por falecimento da pessoa a quem se refere o perfil. Apresenta-se prova e finito. Burocrático? No futuro estará tudo ligado e será possível um shutdown geral das contas activas a partir do momento do registo de óbito.

Jedi Master Atomic disse...

Sci -> Claro. Eu daria isso ao meu pai, por exemplo, que sei que nunca faria estupidezes dessas. Se ele falecesse primeiro que eu, depois mudaria para outra pessoa.

Pusinko -> É como respondi à Sci. A ideia de tudo estar ligado é gira, mas o Facebook não é tuga, logo os nossos docs para eles chegam mais tarde. Não sei se será viável.

Mini disse...

Já existe solução para isso, andas desatualizado :p
http://sol.pt/noticia/124004

(agora não se pode comentar sem estar registado e ainda tenho que provar que não sou um robot? que treta pá! :p)

grassa disse...

Tenho uma solução ainda melhor: cagar no Facebook.

Jedi Master Atomic disse...

Mini -> Isto é um estabelecimento decente. Aqui só entram pessoas registadas :P

grassa -> Não não. Já ninguém vive sem o Facebook :P

Mini disse...

Decente? Onde? :p

Estudante disse...

Já dei a palavra passe à minha irmã e pedi-lhe o favor de apagar o meu perfil se eu morrer primeiro do que ela x)

agatxigibaba disse...

A ideia deles é um pouco essa mas eu cá preferia que fôssemos nós a definir o que aconteceria, tipo escrever uma mensagem estilo a dos e-mails quando vamos de férias, deixar uma imagem no caso de assim o entendermos, etc.