2015-01-22

Ginasia-te



A Anita falava aqui sobre as suas (não) idas ao ginásio e achei por bem dissertar sobre o assunto.
Há algo que não é dito em nenhuma publicidade, em nenhum poster, em nenhum anúncio: tal como muitas decisões importantes na vida, a mentalização de uma "ida ao ginásio" (ou se quisermos falar genericamente, "fazer exercício") não deve ser tomada de forma emocional e sim racional. Se eles dissessem isto nas publicidades, era ver a diminuição drástica das inscrições. lol

Temos pena para aqueles que acham que as boas decisões se tomam na flor da emoção e que com isso se garante "a paixão" pelo que se faz no momento. Eu posso estar completamente apaixonado por alguma coisa e mesmo assim achar que não é boa decisão fazê-la (e não a faço).

Sabe bem tomar uma decisão importante com base na grande emoção do momento? Claro que sim. É parvo fazê-lo? Claro que sim. Pode até correr bem? Claro que sim. Mas no momento não se pensa nisto. E repito, que falo apenas de decisões importantes. Comprar um sofá não conta :P

A "ida ao ginásio" é mais uma delas. As pessoas sentem-se mal consigo mesmas e na altura apetece-lhes perder peso, ou ganhar força, ou resistência e ei-las em força no ginásio. O que é que acontece meses depois (às vezes nem isso)? Estão a pagar mensalidades e vão lá 2x por mês, se tanto. Se a decisão tivesse sido tomada de forma racional, a pessoa que se tivesse inscrito estaria a ir regularmente e a ter os resultados para os quais se tinha inscrito. Como a tomou de forma emocional e as emoções das pessoas variam muito com o tempo, "hoje apetece-me e amanhã não".

9 comentários:

Mushroom disse...

Nada como investir em equipamento para casa ou ir esticar as pernas para a rua!
Se contar com o que algumas pessoas que conheço gastam no ginásio, eu com 3 dessas mensalidades comprei uma bicicleta para casa.
Feitas as contas, poupo tempo e dinheiro! Se hoje não me apetecer, a bike está lá sempre e não pago mais nada por isso! =P

Anita disse...

Creio que o problema não é propriamente o espírito com que se toma a decisão, pelo menos no meu caso. A razão que me levou a inscrever foi a consciencialização do quão sedentária estava e o bem que me fazia se mudasse isso.
O que me faltou foi a motivação. Não gosto do ambiente de ginásio, não gosto dos meus horários que me fazem andar em correrias entre uma reunião e o ir buscar/levar a cria à escola entre outros motivos que talvez possam ser chamados "desculpas".
Um estilo de vida saudável deve ser incluído na rotina sem a complicar ainda mais, sendo o próprio exercício o esforço a fazer.
Acredita que se, por exemplo, as empresas fomentassem isso com espaços onde a malta pudesse ir sem correrias, sem agarrar num carro ou sem ter de prescindir do almoço, havia mais gente a ginasticar-se...ou não...
:)

grassa disse...

Eu uma vez estive indeciso entre ir ou não ir para um ginásio, mas depois percebi que músculos e inteligência não são compatíveis.

E é por isso que hoje sou o lingrinhas de humor que ninguém entende que sou.

Jedi Master Atomic disse...

Mushroom -> És tão espertinha :P

Anita -> "O que me faltou foi a motivação". Isto é emocional :P

grassa -> Eu percebo-te :P

maria umbelina disse...

Hoje em dia não é necessário gastar dinheiro em ginásios. Quem quer realmente fazer exercício, mesmo mais leve, pode fazer em casa ou ao ar livre. Como poucos fazem isso, porque não têm um grande nível de comprometimento com a causa, inscrevem-se no ginásio e depois não metem lá os pés, mas sentem-se menos culpados por terem uma inscrição no ginásio.

agatxigibaba disse...

De vez em quando passa-me essa ideia pela cabeça mas depois lembro-me dos três meses em que paguei e só fui duas vezes e vou para a rua correr (ou fico em casa porque é noite e está frio) xD

Jedi Master Atomic disse...

maria umbelina -> menos culpados e mais pobres :P

agatxi -> ora aí está :P

Anita disse...

Jedi, não sei se a culpa é tua, do universo ou se estou maluca, mas substituí o ginásio por corridas (regulares). Acho que é desta. A ver... :p

Jedi Master Atomic disse...

Anita -> loooool....muito bem. Go for it :P