2013-03-12

Abuso.....de não poder



Uma das coisas que mais me chateia são as pessoas que estão numa posição de autoridade sobre outra, abusarem desse poder (Power corrupts and an absolute power corrupts absolutely). Mas há a situação inversa: há quem abuse da situação de não ter poder. E passo a explicar.

Falo das pessoas que aceitam o abuso, dia após dia, sem dizerem nada, sem fazerem nada, sem mudarem nada. Numa situação profissional ainda posso compreender que a pessoa tenha medo de perder o emprego se disser alguma coisa (embora nunca defenda que a pessoa deve ficar num emprego por ter medo de o perder, mas isto dava outro post), coisa que não aceito se falarmos a nível pessoal.

Ser um parceiro abusador é tão mau como ser um parceiro que se deixa abusar. Ambos têm problemas por resolver e ambos precisam de se equilibrar. O que é curioso é que um abusador terá sempre tendência a escolher um parceiro que se deixe abusar e uma pessoa que se deixa abusar terá sempre tendência a escolher um parceiro abusador. Poderíamos pensar que isto acontece porque é a forma do universo tentar equilibrar as coisas e que os 2 irão equilibrar-se mutuamente. Só que isso raramente acontece.

Será uma falha do universo?

10 comentários:

Mushroom disse...

Foste abusado?? LOOOL
(foi a primeira coisa que me ocorreu... :p)

Compreende-se que um parceiro abusador procure quem possa abusar. Um parceiro que se deixe abusar e continua a ir pelo mesmo caminho já não é assim tão compreensível. Infelizmente há muitas pessoas que se conformam com tudo e mais alguma coisa e não conseguem arranjar força e auto-estima suficiente para se imporem na vida. É triste! :(

Em relação ao trabalho, fico à espera desse post! :P

Ana disse...

Por mais que digam que "só quem lá está é que sabe", é uma situação que nunca conseguirei entender. Como é que se pode estar numa relação nessas condições? E já nem falo em violência física (que isso é coisa que ultrapassa completamente qualquer entendimento), falo da psicológica, do medo de contrariar, medo de se impor e, consequentemente, medo de perder alguém. Não sei como é que as pessoas se deixam cair numa falta de auto estima tão grande a esse ponto.

grassa disse...

Eu cá adoro que abusem de mim. Sexualmente então, sou do mais fácil de abusar.

Mamã de Peep-Toe disse...

A Ana falou de medo de perder alguém...por vezes nem é essa a questão. Há muitas mulheres que tem filhos e que estão completamente dependentes do homem. E como é que vão fazer? Sujeitam-se. Muitas não têm para onde ir. Para onde vão com os filhos? É muito complicado e não se pode julgar. Por isso,é que sou uma feroz defensora da independência seja feminino ou masculino.

Pusinko disse...


Nao acredito em erros do Universo. Também nao acredito que os abusadores comecem logo a abusar. Normalmente criam lacos apertados (nao necessariamente profundos) e demonstram uma atencao e carinho imenso que só passado algum tempo se nota excessivo, o ciuminho que fica XXL, os comentários que viram ameacas... A dependencia fisica/emocional/financeira permite que comportamentos passivo-agressivos extremos passem impunes na maior parte dos casos.
Alguém debilitado em algum destes aspectos ou com autoestima fragilizada facilmente se deixa ficar e enredar. Mais ainda, para bastantes pessoas nesta condicao, trata-se de repetir um padrao do passado, em nada desconhecido e, portanto, o choque causado por reviver situacoes é substituido por uma resignacao de que é mesmo assim entre pessoas muito próximas.
Quem sabe da coisa pode detectar "sinais de fraqueza" que tantas vezes sao sequelas do passado, e tirar proveito daí até dominar o espírito de alguém.

Jedi Master Atomic disse...

Mushroom -> Não fui abusado :P

Ana -> O comentário da Pusinko responde ao teu ;)

grassa -> Isso sei eu :P

Mamã -> Ao colocarem-se na posição de dependência, já de si estão a deixar que sejam abusadas.

Pusinko -> Gostei do teu comentário.

Cat disse...

Raramente... diria mesmo, nunca. Acho que uma pessoa tendencialmente abusadora procura uma de quem possa abusar, sim. Mas acho que uma pessoa já abusada pelo menos uma vez, por vezes, não volta a procurar esse padrão. Ou gosto de acreditar que é assim.

Tiago disse...

O Sporting estar em 12º lugar é considerado abuso?

Agora a sério, eu desde que conheci mais do que 1 rapariga que preferiu começar a sua vida sexual via traseira em vez de via normal, porque queriam casar virgens, é muito provável que tais pessoas sejam as mesmas que não se queiram separar, por muito que o casamento esteja arruinado.

Esquece lá o Universo, Jedi. Podes dizer é que há pessoas com mais tendência líder e outras mais submissas. Esses casos são fruto de desespero, insucesso e aflição. Senão, confundia-se com escravidão e não acredito que seja totalmente isso...

Jedi Master Atomic disse...

Cat -> Poderia explicar-te porque é que uma pessoa abusada "procura" pessoas que abusam dela, mas demoraria muito tempo.

Tiago -> 10º :P

Jo disse...

A amiga oprah explicaria isso tudo. Mas numa versão mais seria tenho a dizer que quem tem uma personalidade dominadora vai sempre identificar e "atacar" que tiver uma personalidade mais fragil apenas pelo gozo de manipulação e prazer de dominação. O estranho é que os dominados têm sempre consciência de que o são e fazem muito pouco para deixarem de o ser...