2012-07-08

Caça à multa



Desde há muitos anos que há algo que me faz confusão. O alegado "controlo de acidentes" nas autoestradas Portuguesas pela nossa polícia. E digo "alegado" porque o que eles controlam não são os acidentes, eles controlam é a velocidade, sob a hipocrisia do título "controlo de acidentes".

Porque se realmente estivessem mesmo preocupados em controlar possíveis acidentes, não usavam viaturas camufladas para controlar a velocidade dos automóveis e sim para verificar quem vai sempre na faixa do meio ou quem muda de faixa sem sinalizar, por exemplo, estes sim 2 dos grandes causadores de acidentes. A desculpa usada por eles para todos os acidentes é sempre a mesma: excesso de velocidade. Isso para mim, além de estúpido, é redutor e mostra que não há qualquer preocupação em perceber realmente as causas dos acidentes. É mais fácil despachar tudo para o excesso de velocidade. Claro que sim, pois se andassemos todos a 60Kmh nas autoestradas haveria muito menos acidentes. Ya.....e se não houvesse dinheiro nas caixas multibanco, não haveria gajos a tentar rebenta-las para o sacar. Real smart !!!

Tudo o que são controlos nas estações de serviço, onde se verificam se as pessoas têm os documentos todos em ordem, se o carro está em estado de circular e até a taxa de álcool no sangue, fazem sentido e são muito importantes para garantir a segurança de toda a gente. E isto sim, são medidas preventivas de problemas.

O que é que me interessa a mim ter acabado de ver no jornal da SIC que um tipo numa moto foi apanhado a 200Kmh na A28 ? Really ??? Tinha os documentos todos em ordem, não tinha álcool no sangue e a mota estava em boas condições, mas a razão para ter sido mandado parar foi pela sua velocidade. Portanto, se ele não tivesse seguro nem documentos mas andasse a 120Kmh ninguém o mandava parar e ninguém nunca saberia que aquela pessoa, não tendo documentos representa um perigo para todas as outras que circulam à sua volta.

Não está aqui em causa o controlo de velocidade ser feito assim (que acho errado, mas pronto). A questão é que tentam fazer passar isto uma coisa que não é, nem de perto nem de longe. O que fazem é pura e simplesmente caça à multa !!!

8 comentários:

anokas disse...

Já devias saber que todos os organismos públicos do nosso país não trabalham para o bem do cidadão, mas sim para limpar a carteira do cidadão.

E só vão atrás do pessoal em excesso de velocidade porque é esse que lhes garante o salário.

Já agora, foste multado? :P

Jedi Master Atomic disse...

anokas -> Não fui multado, mas poderia ser, especialmente dentro de Lisboa onde nunca ando a 50Kmh...lol

Uena disse...

Concordo ctg!
E ainda há a questão do excesso de velocidade vs velocidade excessiva.
Há carros perfeitamente seguros que podem circular a mais de 120km/h na autorroute.
Para quê um limite tão baixo?

Não é o meu caso no chaimite.
Aquilo só está bem a andar nas calmas ahah
Dei 150km/h atrás da Sue na passagem de ano e vi a minha vida a andar pa tras. Mas não dava para largar o volante e ligar-lhe a pedir para abrandar LOL

Jedi Master Atomic disse...

Uena -> Isso do limite é outra história que dá direito a outro post. Quanto ao carro da Sue, estás a dizer que ela é que era o mau exemplo e estava a arrastar-te para a ilegalidade :P
E não tinhas que largar o volante....ou nunca ouviste falar do kit mãos livres? :P

Tiago disse...

Se antigamente já era como era, agora tudo é muito mais claro. Há só um único objectivo: extorquir!

Uena disse...

ahah
estou apenas a dizer que o carro da Sue anda, ao contrário do meu xD
o kit mãos livres implica ligá-lo! ahah
procurar auricular, desenrolar o fio, enfiar no tlm, enfiar na orelha e fazer a chamada! ahahah

PinUp Me disse...

É de facto o país pequenino onde vivemos, o triste vicio de "tapar o Sol com a peneira" de forma a que seja um ganhar de "dinheiro fácil". Sim porque é fácil passar multas sobre excesso de velocidade, quem é que realmente consegue ir a 50 nos túneis do Campo Grande por ex? Ou a 120 nas Autoestradas?
Ridículo a forma deles actuarem e assino abaixo da tua critica.

Jedi Master Atomic disse...

Tiago -> looooooooooool

Uena -> Estás enganada minha cara. O kit mãos livres não tem nada disso. Isso que falas é o auricular, que também não é permitido...muahahahah

PinUp Me -> Ir a 50 nos tuneis do Campo Grande é mesmo só para os corajosos...looool