2011-12-02

A outra "Face"

Chamaram-me a atenção para um jovem que está a processar o Facebook.
Resumindo um pouco o vídeo, ele alega que o Facebook não tem o direito de manter toda a sua "vida" gravada num qualquer sítio, mesmo depois de ele ter apagado os dados no seu perfil.

Vamos imaginar que vocês tinham no vosso perfil a dizer que eram comprometidos com XPTO, no dia 1-11-2011 e que a 1-12-2011 mudaram o status para "solteiro". O Facebook guarda isso tudo e é aqui que entra este jovem austríaco. Não vou entrar no lado legal disto, até porque não sei o suficiente para opinar, mas vou falar do lado que conheço bem....o lado informático.

E ao falar deste lado, vou malhar bastante no austríaco...be ready !!! lol
1º Não sei se ele sabe, mas os bancos guardam toda a nossa informação, histórico e tudo o que fizemos com eles no passado....não o estou a ver processar um banco;

2º Qualquer tótó com um mínimo de conhecimentos ou vontade de pesquisar no google, descobre que todos os sistemas informáticos, especialmente os de uso publico, social, etc...são sujeitos a backups regulares (faço um backup do meu portátil pessoal de mês a mês e qualquer pessoa devia fazê-lo também), muitos deles até são feitos todos os dias, se estivermos a falar de sistemas com uso intensivo, como o Facebook. Quer isto dizer que, mesmo que o Facebook apagasse realmente a informação, ela continuaria gravada nos backups mais antigos !!! Fucking idiot !!!

3º Os servidores de email das empresas não apagam realmente os emails mesmo quando vocês dizem para apagar. Eles ficam "marcados" como apagados, mas o email é mantido no servidor. Não o estou a ver a processar a Microsoft (neste caso se for o Microsoft Exchange a ser usado);

4º Aqui já é uma opinião pessoal, mas penso que a informação é mantida por uma questão de poder ser relevante para alguma investigação policial. Mas aqui já entramos noutra vertente que não me quero alongar muito;

8 comentários:

Mushroom disse...

A primeira vez que ouvi falar nisso pensei "Olha ele deve querer processar o Facebook por lhe roubar muito tempo de estudo, está armado em chico-esperto!"... LOL
Mas realmente o que dizes fazes sentido, é estúpido, e no mundo da internet é impossível apagar completamente qualquer tipo de informação! Não percebo a ideia dele...

Olha, faz-me muito mais confusão serviços que se ligam uns aos outros, ou fazer login em várias coisas com a conta do facebook, parece que querem saber tudo e mais alguma coisa sobre nós! Mas isso sou eu e as minhas teorias da conspiração! xD

Jedi Master Atomic disse...

Mushroom -> Serviços que se ligam uns aos outros, tipo o room service do hotel que liga ao serviço de prostitutas mais proximo? :P

(Deve-se notar pelo nº de comentários que este post teve até agora que isto é um assunto que interessa a muita gente...LOL)

Mushroom disse...

Isto é um assunto um bocado geek, sabes disso? lool Só a malta das geekices é que comenta, tipo eu...

Serviços que se ligam uns aos outros (ou uns com os outros) é por exemplo usares a conta de Facebook para fazeres login em tudo e mais alguma coisa, e andares constantemente a autorizar as manhosices deles! Mas eu expliquei isso no comentário acima... lool
Mas até admirava se não fizesses ligação com qualquer coisa badalhoca... LOL

Jedi Master Atomic disse...

Mushroom -> O que é que queres? Eu sou geek, tenho que falar de assuntos geek, não? :P
Tou a ver que tenho que tirar da cartola um post sobre traições e sexo para ter 40 comentários...LOL

Rosa Cueca disse...

Não, mas também podes falar sobre isso, é sempre bom ver outras ideias :P.

Quanto ao moço em questão, é idiota. Viste como eu numa palavra resumi o teu texto?

Jedi Master Atomic disse...

Rosa Cueca -> Eu não sou de teorias da conspiração...lol :P

Cat disse...

Eu tenho uma sugestao tão tão boa para esses casos: não ter facebook, hum? Diz lá que não sou genial xD

Jedi Master Atomic disse...

Cat -> OH MY GOOOOOOOOOD !! És genial :P