2011-09-09

Maravilha (g)astronómica

Eu não acredito que as pessoas votam mesmo no pastel de belém como possibilidade de ser uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal. Estão a gozar, certo? Aquela coisa que há muito tempo atrás já foi boa e que hoje é um amontoado de gordura em cima da massa é mesmo do vosso agrado?

Os meus 7:
- Caldo Verde
- Queijo Serra da Estrela
- Ameijoas à Bulhão Pato
- Arroz de marisco
- Polvo assado no forno
- Leitão da Bairrada
- Pastéis de Tentugal

Nunca provei o pudim Abade de Priscos, mas palpita-me que iria gostar.

17 comentários:

Cat disse...

É muuito do meu agrado, até começo a salivar só de pensar!

Da tua lista gosto de tudo menos do leitão. Ameijoas à Bulhão Pato, huuuumm!

José Piçarra disse...

Epá, este post é mesmo bom para abrir o apetite para o almoço...

Sou mais radical que tu, acho que a eleição, por tudo e por nada, das "7 Maravilhas" de não-sei-quê, é uma parvoíce pegada, e certamente que há ali dinheirinho do Estado metido. Em época de contenção, podia-se começar por acabar com iniciativas destas.

"Novas 7 Maravilhas do Mundo", "7 Maravilhas de Portugal", "7 Maravilhas de Portugal no Mundo", agora "7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal"... A sério? Quanto a isto digo, bem a propósito (ou não estivéssemos a falar de gastronomia), que me cheira que há aqui tachinho.

MartaP. disse...

agora ficou me mesmo a apetecer aquilo que se diz ser um amontoado de gordura em cima da massa, mais conhecido como pastel de belem. nham nham. quero la saber da gordura. continua a saber me bem!lol
mas acredito que haja coisas melhores

Mushroom disse...

Então e os ovos moles de Aveiro?? Han?? lool
Da tua lista retiro o queijo, eu adoro-o, o meu fígado nem por isso! :(

...Ju... disse...

mas o queijo não é uma refeição. continuo a dizer! :P

o pudim abade de priscos é doce que dói e até me deixa enjoada com tanta doçura, portanto, não sou a maior fã, mas cá em casa há 2 doidos por o raio do pudim!

da tua lista trocava as ameijoas pelos ovos moles! :D

Jedi Master Atomic disse...

Cat -> Isso é porque se calhar não conheces os pasteis de belem de há 20 anos atrás, porque ias notar a diferença ;)

Zica -> Queres fazer as "7 maravilhas de blogs"? :P

MartaP -> :P

Mushroom -> Os ovos moles não estão nos 21 finalistas, mas por mim subsituiam o pastel de belem.

Ju -> Isto não é uma votação de refeições e sim de comida no geral. Não podes trocar pelos ovos moles, pois eles não estão na lista :P

Sairaf disse...

Um pastel de nata marcha sempre, mas o que comia com muito prazer seria um bom pastel de tentugal!!!!
Abraço doce oh guloso.
Com carinho
Sairaf

Mushroom disse...

Nunca comi Pastéis de Tentugal! Assim em jeito de desabafo... looool

Tiago disse...

Os pastéis de Belém continuam e continuarão a ser de longe um dos melhores doces que já se fizeram, e acreditem, um bilhete postal da cidade de Lisboa e de Portugal. É impossível não gostar deles, é impossível ir lá e não comer, pelo menos, mais do que um...

Já votei nas 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal há tanto tempo que já nem me lembro bem do que escolhi, mas não andou muito longe das tuas escolhas.

Acho óptimo a iniciativa, porque continuo a achar de longe que a nossa cozinha é das melhores a nível mundial e ninguém a conhece. Só mesmo quando nos visitam e mesmo assim não levam aquela ideia que as cozinhas italiana ou francesa passam...

Jedi Master Atomic disse...

Sairaf -> Ora aí está.

Mushroom -> Não sabes o que perdes :P

Tiago -> Não há comparação possivel entre os pasteis de belem de hoje e de há 20 anos atrás, nem de perto nem de longe. E os melhores doces que já se fizeram infelizmente não entraram nesta lista.

S* disse...

E dos teus 7, ganharam 4. nada mau!


Preferia mil vezes o polvo ou o bacalhau à sardinha... :)

De resto, super fã do caldo verde, do leitão, do queijo da serra da estrela e, admito, dos pastéis de Belém quentinhos!

Tiago disse...

Francamente não me lembro dessa diferença abismal dos pastéis de hoje e de há 20 anos atrás... Se me falasses nas bifanas da Portugália de hoje e de então, aí poderia-te dizer que a diferença era mais que muita. No sabor, no tamanho e na qualidade da carne.

Acho que haviam pratos mais elaborados que outros que deveriam ter ganho, mas no geral, ganharam os mais comuns. A sopa de caldo verde é uma das provas que representa muito bem a nossa cozinha, pois é do mais típico que temos. No entanto, preferiria a sopa da pedra de Almeirim que é de longe muito, mas muito melhor...

Jedi Master Atomic disse...

S* -> Eu percebo porque se escolhe a Sardinha, por ser mais "Português".

Tiago -> Não te lembras da diferença de há 20 anos, porque nessa altura ainda nem 9 anos tinhas. E nessa altura já eu papava pasteis de belem como se não houvesse amanhã :P

Merenwen disse...

Sorry, mas adoro pastéis de Belém! Quentes com canela e chá, não há melhor. Mas maravilhas gastronómicas de Portugal sem um prato qualquer de bacalhau, não pode ser levado a sério!

Marta disse...

eu gosto dos pasteis de belem, mas sao muito melhores os pasteis de nata aqui do cafe da minha terra, o Gregório :p
beijinhos

Jedi Master Atomic disse...

Merenwen -> Não precisas de pedir desculpa, mas não sei se conhecias os pasteis há 20 anos atrás ;)

Marta -> E a tua terra é qual? (Gregório é um nome sugestivo...looool)

grassa disse...

Gajas.

É a única coisa que como e que se não gosto encosto à borda do prato.