2011-08-11

Rouba aqui a ver se eu deixo



A caríssima Ju no seu último post fez-me lembrar uma situação que me aconteceu há uns meses atrás. E no final de descrever a situação vou-vos dar uns conselhos de segurança (como se eu fosse um alto consultor de segurança....lol).

Estava no largo de Camões ao pé do bairro alto, à noite, com um amigo. Para quem conhece a zona, sabe que a mesma é palco de grandes borgas, bebedeiras, de vez em quando porrada e mais de vez em quando, roubos. Moving on....

Estávamos a conversar em pé no meio do largo, quando se aproxima de nós um rapaz com ar de 20 e poucos anos que perguntou se algum de nós lhe podia dar 20 cêntimos que lhe faltavam para comprar já nem me lembro o quê. Pareceu-me sincero !!! Não tinha ar de quem ía usar o dinheiro para se injectar nem nada. Então decidi dar-lhe os 20 cêntimos, mas antes de sacar a carteira do bolso, disse-lhe: "Ok eu dou-te mas se faz favor afasta-te um bocado de nós e olha para outra direção" !!! Mesmo assim, com entoação séria.

Tanto o rapaz como o meu amigo ficaram surpreendidos com a frase, mas o rapaz obedeceu logo e nem disse nada. Dei-lhe o dinheiro e ele foi-se embora. End of story !!!

Isto tudo para dizer que:
- Não tenham problemas em fazer isto que eu fiz se quiserem dar algo a um desconhecido;

- Se estiverem numa máquina multibanco e estiver alguém muito próximo de vocês, digam logo "Por favor, pode-se afastar um pouco para não estar tão em cima de mim";

- Se estiverem sentadas numa mesa de café/restaurante/bar não deixem malas ou casacos com carteiras lá dentro nas costas da vossa cadeira; Ponham sempre as coisas de forma a que vocês as consigam ver e de preferência sentir;

- Se tiverem algo que possa ser roubado em cima duma mesa (telemóvel, carteira, etc...) de café/restaurante/bar e alguém vier ter com vocês para vos perguntar alguma coisa, obrigando-vos assim a tirar os olhos da mesa e concentra-los nessa pessoa, ponham uma mão em cima do vosso pertence (telemóvel, carteira, etc...) durante o tempo em que falarem com a pessoa. Muitos roubos são executados com 2 pessoas: uma distrai e a outra rouba;

- Nunca ponham carteiras nos bolsos de trás das calças. Sempre nos bolsos da frente;

- E por amor de Deus, deixem de executar ficheiros que vos chegam por email e de clicar em links que vêm nos emails que supostamente vos levam directo ao site do vosso banco, sim?

E por agora é só. Se tiverem dúvidas sobre alguma situação que vos aconteça e que não saibam como se proteger, perguntem.

15 comentários:

Mushroom disse...

Tu és perito, tou a ver! lol
Essa da mala nas costas da cadeira é o meu prato do dia quando vou a algum lado (shame on me), mas nunca tive problemas...
Tenho sorte com tanta merda que acontece por cá aos estudantes nunca me ter acontecido nada, nem pedirem guito, nem isqueiros, nada! =D

grassa disse...

Meu, nunca mais te volto a pedir dinheiro.

Jedi Master Atomic disse...

Mushroom -> Quem diz mala nas costas da cadeira também pode ser mala às costas a andar na rua.

Grassa -> É o que dá meteres-te com os gajos das cobranças dificeis :P

Afal disse...

Por acaso até hoje não tive problemas, nem mesmo em grandes metrópoles, mas quem anda à chuva molha-se, como quem diz, se saimos de casa pode sempre acontecer alguma coisa.

Jedi Master Atomic disse...

Afal -> Mas tu és grande...eles têm medo de ti :P

Afal disse...

Como é que sabes se sou grande ou pequena? Estás a chamar-me gorda? (momento à gaja ofendida XD)

Jedi Master Atomic disse...

Afal -> LOOOOOOOOL....se eu te quisesse chamar gorda, teria dito gorda :P

Eu sei mais do que tu imaginas....muahahahahah

Afal disse...

Hmm...não sei se gosto de estar deste lado do stalkerismo... XD

(btw, eu estava a brincar, que não sou nada de me dizerem alguma coisa e andar a tirar os sentidos mais rebuscados XD)

Jedi Master Atomic disse...

Afal -> btw, eu sei que estavas...looool

Afal disse...

Pois, mas a parte do stalker já não contradisseste...começo a ficar com medo... :p

Alexandra disse...

Isto tudo só porque és fininho e não podes dar cabo do canastro deles.

Jedi Master Atomic disse...

Afal -> Stalker forever. A Alexandra em baixo do teu comentário que o diga...lol

Alexandra -> Poder posso, mas evito :P

Sofia disse...

Eu fui estudar para Lisboa e até à data nunca me aconteceu nada. Costumo ser cuidadosa, mas nunca se sabe!
Agora vou começar a sair do trabalho as 10 da noite, não me agrada muito :p

...Ju... disse...

apesar desta vez ter entrado em stress e ter "panicado", já houve uma vez em que pedi a um senhor de idade se podia dar 2 passos atras no multibanco porque estava tb colado a mim, o sr. pediu desculpa e afastou-se logo! ;)

Storm disse...

Boas dicas! Mas, acho estranho como é que ainda há pessoas que precisam delas. Vivemos num mundo de doidos, é o que é! :p Bjs