2011-01-23

Votação

Estou aqui a ver na TV os resultados da votação e tenho algumas coisas a dizer:

- Abstenção em 53% : já se sabia que ía ser um valor alto e embora as pessoas, que como eu, não foram votar tenham responsabilidade, a maior culpa é do estado. Passo a explicar. Sou defensor de já há muito tempo, que o processo de voto deveria ser mais simples e menos burocrático e para isso seriam aplicadas 2 medidas:
Qualquer eleitor poder votar em qualquer urna; Isto acabava com a desculpa do pessoal que está registado num sitio e vive noutro, restando assim apenas uma desculpa....a da preguiça. Para este efeito entraria em ação a 2ª medida;
Voto eletrónico. Meus amigos, nós vivemos na era da tecnologia. Resolvam essa merda. Eu quero poder abrir o meu portátil, ligar-me ao site das finanças (por exemplo) e poder votar. Arranjem maneira de isso acontecer e vão ver a abstenção a baixar para os 10% se não menos. Está inteiramente nas vossas mãos e vontade.

- Parece que o Cavaco ganhou como queria...sem 2ª volta. Lá conseguiu poupar dinheiro ao estado....LOL

- Os 3 canais portugueses estão a dar os resultados em directo e noto uma coisa engraçada. Aparecem todas as percentagens de cada candidato e da abstenção. Pergunta: onde é que mostram a percentagem de votos em branco? Esqueceram-se? Não acham importante? Isto é para vocês, os que foram votar em branco, pensarem. Será que vale mesmo a pena votar em branco? Ninguém da comunicação social vos dá importância. Eu teria ficado irritado se tivesse ido votar em branco como tinha dito.

14 comentários:

Jubylee disse...

Penso que actualmente esse problema resolve-se automaticamente, quando mudas de morada - hoje quando fui votar houve pessoas que foram à mesma urna que eu, como sempre, e não estavam lá no registo pois tinham provavelmente mudado de morada. Se bem que também houve montes de problemas pelos vistos, com o cartão do cidadão. Ainda não percebi bem qual foi o problema...

Eu sinceramente cada vez mais acho que para votar em branco mais vale nem sequer lá ir....Os votos em branco não entram para a percentagem total dos votos (isto segundo algo que li por aí, tendo como fonte a CNE).

Tiago disse...

Caros,
Querem estar bem e correctamente informados sobre as eleições presidenciais 2011? Este é o vosso site:
http://www.presidenciais.mj.pt

Comentários:
1. Cavaco ganhou com mais de 2 milhões de votantes que o adoram, mesmo sendo ele um político completamente inútil. Pode ser que melhore.

2. O voto em branco teve quase 200 mil votos. É obra!

3. Votos nulos com mais de 86 mil. Isto é que é ir votar para nada! E está tão frio...

4. Fernando Nobre teve quase 600 mil votos, o que não deixa de ser um óptimo resultado, mas ainda longe daquilo que poderia ser a verdadeira vontade das pessoas em mudar algo.

5. Abstenção com 53,38% é a grande vencedora, o que significa 2 coisas:
- Cavaco a Presidente é indiferente
- Aceitação das coisas como elas neste momento estão quer a nível presidencial ou governativo.

Agora, cada um faça a sua reflexão. Eu hei-de fazer a minha nos próximos dias no meu sítio ;)

Sairaf disse...

Pensei votar nulo, mas chegou à hora e ainda coloquei uma cruzinha, mesmo com todas as adversidades que me apareceram pelo caminho, primeiro foi a conquista para saber o meu número de eleitor, uma vez que já não tenho o dito cartão de eleitor e sim de cidadão, mas para variar as tecnologias neste país na hora "V" não funcionaram, mas com perseverança çá consegui o dito boletim e na hora de votar a caneta não escrevia, mas eu sou persistente.
Pensei bem naqueles que lutaram bastante para eu poder exercer o meu direito de votar, apesar das hipóteses serem todas muito... más!!!
Abraço doce
Com carinho
Sairaf

Jedi Master Atomic disse...

Jubylee -> É verdade. Não contam mesmo para o bolo total. Se não gostas do candidato que pensas que vai ganhar, mais vale votar num candidato fraquinho do que em branco. Ao menos contribuis para que o outro não ganhe com maioria.

Tiago -> 1. É tão inutil como os outros
2. Só é pena não contarem para nada...lol
3. Para isso mais vale ficar na cama
4. Ele bem gritou "Vitoria" no seu discurso
5. Ganhamos !!! LOL

Sairaf -> A tua adversidade foi algo diferente daquela que afetou muita gente, mas mesmo assim é aborrecido para quem foi votar.

Odalisca disse...

Ninguém disse quantos votos nulos.... -.- para a próxima abstenho-me!!

Cat disse...

É uma pena, sim, não darem mais ênfase aos votos em branco.

Jedi Master Atomic disse...

Odalisca -> Os nulos não contam para nada.

Cat -> Pelos vistos parece que os votos em branco não contam para o bolo total de votos, para depois se fazerem as percentagens. Não sabia disto.....vergonhoso !! Agora que sei, nunca hei-de votar em branco, enquanto isto não mudar.

Gema disse...

Tou de acordo com as tuas medidas... a mim teria dado muito jeito, porque não teria deixado de votar.
Já voto há 11 anos e foi a 1ª vez que não votei, mas fazer mais de 100 km não tem lógica nenhuma :S

Tiago disse...

Esqueci-me de comentar uma coisa que escreveste: voto electrónico, jamais!!! E sabes bem porquê...

Tiago disse...

Aos interessados ler:

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/voto-em-branco-em-sinal-de-protesto-e-inutil-nas-presidenciais_1241572?p=1

Parágrafo mais importante:

No caso das presidenciais, o voto em branco é irrelevante para o apuramento final dos resultados, já que a Lei Eleitoral do Presidente da República estipula que "será eleito o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco".

Os votos brancos e nulso contam para a percentagem total nas outras eleições.

Já aprendemos qualquer coisa. 286 mil ignorantes. Não admira que quem esteja no poder tenha outra visibilidade das coisas...

Jedi Master Atomic disse...

Gema -> Ora aí está.

Tiago -> O voto eletrónico acarreta uma alteração da segurança. Admito que seja dificil de implementar, mas com algum esforço é possivel.

Quanto aos votos em branco, fica registado. Nas presidenciais não valem de nada, nas legislativas e autarquicas sim.

Tiago disse...

O meu problema nem é tanto a segurança, mas sim, quem tem acesso à BD e possa com um update fazer muito jogo sujo. Nunca!!!

Aproveito e faço publicidade ao meu blog onde já fiz o meu rescaldo a estas perdidas eleições, onde concordo Mário Soares que disse que Cavaco foi rancoroso no seu discurso de vitória!

Jedi Master Atomic disse...

Tiago -> Acesso à BD = segurança...lol...com algum esforço consegue-se garantir isso, tal como hoje consegues garantir que a contagem de votos é feita sem "enganos".

Cat disse...

No geral, penso que tens razão, as coisas poderiam estar mais facilitadas. Mas no fundo, são desculpas. Uma pessoa que queira mesmo votar, vai votar de qualquer forma.