2011-01-21

Politica...eleições...medo !!!

Já prometi a uma certa pessoa que estas vão ser as últimas eleições em que vou fazer parte da abstenção. Fazendo uma retrospectiva de toda a minha vida como maior de idade, só votei 1 vez. Foi no referendo ao aborto, porque de facto achei importante o meu contributo. De resto, tenho vindo a confirmar que, a ter votado, teria sido em branco.

Porquê?
Porque não há uma alma de entre os candidatos que têm aparecido, que tenha estas 3 características ao mesmo tempo:
- carisma
- discurso positivista
- intenção de fazer um trabalho pelo país e não para si próprio ou para o seu partido

E aplico isto tanto para um presidente da republica (que, de facto, nem tem assim tanto poder), como para um 1º ministro. Cada um destes candidatos tem uma quantidade de defeitos assinalável, sendo que a última que ouvi ainda hoje foi o Cavaco dizer que é importante que votem todos nele, para ele ter maioria, de forma a não haver uma 2ª volta. E porque é que é importante isto? Não, não é porque ele se ache o candidato mais qualificado e mais competente....não não....é porque é preciso poupar dinheiro ao país !!!!

Eeeerrr.....ok !!!
Podia apontar mais umas quantas asneiras dos outros candidatos, mas acho que não vale a pena. Vocês já perceberam.

Quando me ouvem dizer que nunca votei, muitas pessoas ficam chocadas e lá vêm as frases feitas do costume:
1ª- É um dever cívico;
2ª- Tiveram os nossos pais tanto trabalho e lutaram tanto para tu agora não ires votar;
3ª- Se não votas então não tens direito a queixar-te;

Se se lembrarem de mais alguma podem acrescentar...lol
Então vamos lá ver cada uma delas:
1ª- É tanto um dever como não deitar lixo para o chão, como não ser anormal ao volante; etc...
2ª- Agradeço-lhes a luta. Agora por favor, para essas mesmas pessoas que lutaram, peço-lhes....deixem de ser maus gestores, deixem de ser maus políticos, deixem-se de tachos para os vossos familiares....é que senão, a vossa luta de nada valeu, está bem?
3ª- Esta é fácil. Eu não me queixo....lol

Ah e tal, mas votar em branco não é a mesma coisa que não votar. Pois não. Se houvesse votos em branco suficientes, os partidos seriam obrigados a apresentar outros candidatos, se não estou em erro. Talvez seja uma das razões que me faça começar a votar em branco. Ah e o comodismo também era outra coisa que me impedia de ir votar. Mas como ouvi dizer que andar a pé faz bem....lol

11 comentários:

amsf disse...

As elites nacionais vão receber o meu cartão vermelho da mão do candidato José Manuel COELHO!

Ainda acredito numa 2ª volta que depende dos portugueses e não das empresas de sondagens...

Uena disse...

Tendo em conta que és maior de idada há mais anos do que eu, senti-me um pouco mais descansada agora.
Também só votei no referendo para o aborto.
Antes queixava-me que não estava recenseada em lisboa e não ia gastar litros de gasoleo + portagens para votar. Agora já estou cá e não me apetece votar em nenhum dos velhos!

Tiago disse...

Para quem disse e não há muito tempo que não iria escrever mais nenhum tópico sobre política, muito me surpreende!! :)

Jedi Master, não consigo compreender porque é que mais uma vez dizes que não vais votar nestas eleições ou pior ainda, porque é que são as últimas eleições em que te vais abster! Achas que vai mudar alguma coisa no futuro? Irão aparecer novos candidatos com asseio de por este país num rumo da prosperidade? Não!!!

Votar em branco seria uma opção sim, pois é verdade que caso o branco vencesse significaria que os partidos políticos teriam que apresentar novas listas com novos candidatos. No entanto, a probabilidade de isso acontecer é muito reduzida, especialmente, quando o nosso povinho continua a votar e a idolatrar esta gente que só quer fazer negócios a seu favor.

As eleições da Presidência da República são de sufrágio directo, isto é, tu vais votar directamente no candidato ao contrário do que acontece nas eleições legislativas em que votas num partido, mas que vai eleger um deputado no teu distrito. Completamente diferente!

Votar em Cavaco? Não!! O PR deve ser uma pessoa que represente o país, que o defenda e que o tente levar moralmente para o rumo da prosperidade, mas que não tenha poder para o fazer. Moralmente, deve de o fazer! Cavaco mostrou claramente que durante os últimos 5 anos fez exactamente aquilo que não se quer de um PR, ou seja, não foi capaz sequer de dar uma opinião sobre nada.

Além disso, nestas eleições tens 1 candidato do povo que tem um percurso ímpar e que merece o maior respeito por todos. Chama-se Fernando Nobre e foi o fundador da AMI. É nele que poderia residir a voz de todos aqueles como eu que desejam uma mudança, que desejam que isto acabe pelo lado positivo.

Portanto, acho que deverias considerar e ir votar!!! Tu e todos aqueles que não votam por preguiça. Quem não vota, não tem direito sequer a dizer que isto está tudo mal, que a vida está cada vez mais difícil, que Portugal não vai bem. Abster-se é igual ao silêncio e à aceitação de que tudo aquilo que temos é o melhor para todos!!!

Odalisca disse...

Eu se estiver em évora vou votar se assim não o tivesse não iria gastar dinheiro em viagens... amanhã vou votar no candidato Nulo, porque não confio no Branco :P

Alexandra disse...

O tempo que perdes a escrever esta merda seria muito mais produtivo se levantasses o rabo da cadeira e fosses votar.

Desculpa lá pela merda, mas não há maneira de classificar de outra forma este texto.

Gema disse...

Tou a mais de 100 km e pela 1ª vez na vida não vou votar - o que odeio tremendamente... mas sinceramente, qq deles venha o diabo e escolha :S

Jedi Master Atomic disse...

amsf -> Força aí pah.

Uena -> Que preguiçosa :P:P:P

Tiago -> LOL. Já sabia que ias escrever um testamento. Lindo...tens o dom da palavra....Tiago a presidente JÁ !!! Eu voto em ti !!!

Odalisca -> Votar nulo é igual a não votar...para isso fica em casa...lol

Alexandra -> Muita merda para ti também :P

Gema -> Venha o diabo e escolha??? Estás a chamar o povo de diabo? :P

Odalisca disse...

Eu gosto de fazer cruzinhas e bigodes :P

Jedi Master Atomic disse...

Odalisca -> Pensei que ias dizer que gostas de fazer em cruz e com homens com bigode :P

grassa disse...

Curioso: eu também gosto de fazer bigodes...

Odalisca disse...

perversoooooooo :P não havia lá nenhum jeitoso só velhotes :P