2010-11-08

PowerFake


Já estava para escrever sobre este assunto há algum tempo, mas com o pensamento no concerto do Bublé o meu cérebro ficou demasiado cheio e os meus 7 neurónios demasiado ocupados.

Hoje é dia de Power Balance, essa coisa linda e maravilhosa que nos permite equilibrar o nosso corpo com uma simples pulseira.

Numa analise simplista, não parece fazer muito sentido, como é que uma pulseira pode ajudar no equilíbrio do corpo, mas como este blog não serve para fazer criticas sem qualquer tipo de fundamento, vou-vos dar a resposta cientifica que irá, sem qualquer margem para duvidas, elucidar os mais cépticos.

Antes de lá irmos, só uma pequena mensagem para aqueles que usam a pulseira e acreditam no seu poder de equilíbrio: dêem-me os vossos nomes, moradas e nºs de telefone porque assim sei como e onde vos posso roubar todo o dinheiro que tiverem, já que vocês são pessoas bastante sugestionáveis....loool

Então vamos lá !!!
Todos nós sabemos que a nossa mente tem um subconsciente e que ele actua sem o nosso controlo. Qualquer bom hipnotizador, por exemplo, consegue agarrar numa pessoa que seja sugestionável e convencer o subconsciente a fazer algo contra a vontade dessa pessoa. Para isto funcionar têm que acontecer 2 coisas:
- A pessoa tem que estar pré disposta a ser hipnotizada (ou então não, mas o hipnotizador tem que ser MUITO BOM)
- Tem que ser uma pessoa sugestionável

Curiosamente os melhores artistas deste género, dizem que conseguem enganar a parte consciente das pessoas com cerca de 70% a 80% de sucesso.
Vou mostrar-vos um pequeno vídeo para verem um tipo que já sigo há muito tempo, chamado Derren Brown, que é expert em psicologia e PNL (Programação Neuro Linguística) e em fazer truques que enganam a parte consciente da pessoa.

Introdução ao vídeo: É curtinho mas podem ver que ele convence um sr. que não conhece de lado nenhum a dar-lhe a carteira, o telemóvel, etc..., bastando para isso apenas pedir. É óbvio que não é qualquer pessoa que faz isto e não é qualquer pessoa que cai nisto, mas o que é engraçado é que ele diz que consegue fazer com cerca de 80% das pessoas que aborda. Ele não é ladrão, atenção....lol....isto é um programa de televisão que correu no UK durante uns tempos em que ele fazia estas coisinhas muito engraçadas. Agora vejam o vídeo e deliciem-se. O Derren Brown é o gajo bem vestido.

http://www.youtube.com/watch?v=f-TURhK90_8

Giro, não é? ;)
Isto tudo para vos dizer que se vocês forem pessoas sugestionáveis, vão notar diferença quando metem a pulseira e vão mesmo acreditar que estão mais equilibrados, porque a vossa mente está com a sugestão de equilíbrio. Não tem nada de magia, é apenas ciência mental.

11 comentários:

Odalisca disse...

O Poder da mente tem muito que se lhe diga! :P

Artemisa disse...

O gajo que inventou a pulseira é que já deve ter uma conta bem equilibrada à custa da credulidade [para não dizer burrice] de muitas pessoas. :)

grassa disse...

E é por estas e por outras banhas da cobra e fraquezas de mente que eu sinto que nasci na raça errada...

Jedi Master Atomic disse...

Odalisca -> Nem te passa pela cabeça :P

Artemisa -> Parece que isto virou moda, mesmo.

Grassa -> Querias ter nascido um lince Ibérico?

Cat disse...

Isso tem um nome: efeito placebo. Pra mim essas pessoas são todas da mesma raça: são as que usam os tais ténis, a tal pulseira e as que fazem d' "O Segredo" o livro da sua vida. Nlhec.

Sairaf disse...

Não acredito em nada nisso nem na pulseira, nem no tal fulano que tira as coisas ao outro homem com o poder da mente.
Tudo bastante questionável.
Em relação à pulseira, acho graça à malta que não gasta dinheiro em comida, mas depois não se importa de dar 30 ou 40 euros por um pedaço de plástico, santo deus, está tudo maluco.

Abraço grande
Sairaf

Jedi Master Atomic disse...

Cat -> É mesmo. Mas olha que "O Segredo" mudou a vida de muitas pessoas :P

Sairaf -> És uma descrente. Vai mas é gastar dinheiro em maquinas fotograficas :P

Odalisca disse...

Dá cá uma pipoca!

Rita disse...

Eu até consigo ver um lado positivo em existir essa pulseira. Identifica as pessoas, se me estás a perceber.

Jedi Master Atomic disse...

Rita -> looooooool

Narizinho Lunático disse...

Não diria melhor! Afinal, esse é o segredo para igrejas como a IURD coseguirem obter "curas" nos seus fiéis!! :) Bjitos