
É comum pensar-se que o bom Português deixa tudo para a última hora. Nesta 6ª feira tive a prova inequivoca que não é verdade. Não é o Português que deixa tudo para a última hora, são os habitantes de Portugal. Não é a mesma coisa !!!!
Parece que a atmosfera do nosso país altera a química cerebral das pessoas, transformando-as em cumpridoras de última hora. Vou dar o exemplo baseando-me no que aconteceu ante-ontem. Em Dezembro passado estive a fazer um trabalho no Consulado de Angola, onde converti a Base de Dados que eles tinham para uma versão mais actual. Claro que há sempre problemas nestas conversões e desta vez não foi excepção.
Resumindo, para não entrar em muitos detalhes técnicos, a nova Base de Dados trocou-me os separadores decimais de TODOS os numeros, ou seja, tudo o que veio da antiga com "virgulas", a nova "pensava" que eram "pontos" e assumia que aquilo era um separador dos milhares e não de casas decimais. Confuso ????
Exemplo: Numero na antiga -> 1.200,45 Depois de copiado para a nova -> 120045,000000
Bonito não é ???
Lá consegui arranjar maneira de dar a volta aquilo e depois pedi para que, nos dias seguintes, as pessoas que trabalham com a aplicação, tivessem atenção a todos os números decimais e reportassem assim que vissem algum que fosse demasiado grande. E assim se passou o resto de Dezembro, sem um único erro reportado. E eu a pensar "Caramba, acertei todos !!! UAU !!!".
Claro que não !!! Ante-ontem ligam de lá, muito stressados, imaginam porquê ????
Ora aí está. Os totais de Outubro e Novembro do ano passado eram demasiado grandes para serem verdadeiros. O meu espanto ainda aumentou quando a senhora me disse "Já tínhamos detectado isto a meio de Dezembro, mas fomos deixando passar e eu preciso disto corrigido já, porque na próxima 2ª feira (amanhã) tenho que apresentar os números à minha chefe."
Se ela me tivesse dito isto por msn, eu teria respondido simplesmente com um boneco a revirar os olhos. Mas como eles é que são o cliente e não podemos gritar com os clientes, por mais descuidados que eles sejam, lá fui eu apagar o fogo. Estão a ver, não são Portugueses !!!!
PS: Uma vez lá, consegui dar uma pequena descompustura à senhora, sem ela perceber que era uma descompustura....lol