2009-09-28

Eleições

Como anda toda a gente histérica com as eleições e os posts com o famoso chavão "Eu já votei e tu?" são mais que muitos, decidi abrir uma excepção e abordar esse tema aqui.

Eu sou daqueles que não vota. Com a excepção do referendo do aborto (fui a favor do SIM), desde que passei os 18 anos nunca apanharam um voto meu em nenhum boletim. E assim se vai manter até aparecer alguém que tenha o que eu considero características de líder. Logo à cabeça, as 2 mais importantes: integridade e coragem. Seguidas de outras, como, nível de conversa elevado sem atacar constantemente os adversários, que saiba falar para as pessoas e motivá-las, personalidade firme, vontade real de mudar as coisas (há muita garganta por aí) e só para terminar (porque a lista é longa), ter tirado um curso superior sem recorrer a batotas e cunhas.

Para mim o voto em branco significa que não concordo com as politicas de nenhum candidato. Não é isso que se passa no meu caso porque eu até sou bastante concordante com o PS. Eu não voto porque NÃO GOSTO de nenhum deles, ninguém me inspira confiança e pior do que isso, nenhum até hoje demonstrou capacidade de liderança (a verdadeira, não aquela liderança de brincar que muitos gostam de exibir na praça publica).

38 comentários:

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Eu tb não voto. Bjs

Alexandra disse...

Ui...

A melhor forma para te responder será com o texto da Vieira, o qual subscrevo como se fossem minhas as palavras.

http://controversamaresia.blogs.sapo.pt/218000.html

Pessoas morreram para que isto fosse possível. Quando entras na minha faculdade, ainda se recordam os rostos perdidos exactamente nas suas salas.

Se for uma mulher a não votar mais me enoja. Parece-me desnecessário explicar porquê.

grassa disse...

Alexandra, isso quer dizer que a Pipoca dos Saltos Altos te enoja?

Mete-te nojo, ela?

Dá-te o asco?

Dá-te voltas ao estômago?

Repugna-te, ela?

Dá-te náuseas só de pensar nela, a Pipoca dos Saltos Altos?

Repulsa-te, a Pipoca? A dos Saltos Altos?

Dá-te aversão, ela?

És de uma extrema antipatia para ela, a Pipoca? A dos Saltos? Altos?

É?




Pois, a mim também.

Mas é mais pela foto e pelo nick dela.

Alexandra disse...

lol

Hoje estou no dia de arranjar antipatias na blogosfera.

Já nem posso postar mais!

Lia disse...

Eu não votei mas foi porque não deu, mas se não tivessemos este direito, lutavamos por ele!
Agora que o temos, não lhe ligamos...

Jedi Master Atomic disse...

Pipoca -> Cada um com a sua consciência ;)


Alexandra -> Acho muito bem que tenham morrido pessoas a lutar por aquilo em que acreditam. Isso é sinal de grande coragem. Mas eu não irei nunca contra a minha consciência.


Lia -> Talvez sim, talvez não. Não entro muito nas teorias do "SE".

ci disse...

Faz 2 anos que faço parte das abstenções...mas tb teoricamente n me dão nada tb não lhes devo nepia...:P

Beijo da ci

Odalisca disse...

Pois cada um tem a sua opiniao, e a bem de dizer que ´e raro aparecer alguem, mesmo dizendo impossivel, com integridade e essas caracteristicas que sublinhas! Eu ate ao ultimo momento ia indecisa e naquela de ir la preencher os quadradinhos todos, sim porque nao me arrisco a votar em branco, antes nulo do que branco! Acabei por escolher aquele que conhecia :P

Podias ter votado no meu 'stor, ao menos ele 'e licenciado e acabou o curso com uma grande media e nao foi graças a cunhas e MBA na inglaterra, mas pronto... ha-de sempre ganhar um dos dois grandes, ao menos nao foi a maioria, que era o que eu desejava...

O que mais me revolta 'e gente a dizer mal do "Socas" e a mandar o homem para sitios feios e depois na altura de colocar la a cruzinha, tumba vota PS... HEllooo???

Nao ligo a politica fazem todos o que querem...

bjola

Olhos Dourados disse...

Então pelos vistos tens de ser tu a candidatares-te.

Jedi Master Atomic disse...

Ci -> Fight the power...lol

Odalisca -> Não percebo essa do antes votar nulo que branco. O branco tem muito mais significado que o nulo. Sabias que se houver uma maioria de votos em branco, os partidos são obrigados a apresentar outras pessoas nas listas? :P

Jedi Master Atomic disse...

Olhos Dourados -> Eu não tenho nem vontade nem caracteristicas suficientes. Até porque não tenho grandes aptidões para discursar em publico. Mas fica o teu voto de confiança...loool

Odalisca disse...

Pois mas imagina que la nas urnas ha algum espertinho que ao fazer as contagens ou assim se lembra de colocar uma cruzinha a favor la de um senhor qlq?

Silly disse...

eu não votei lalala

Cat disse...

Não posso concordar. Essa é a interpretação que TU fazes do voto em branco. Eu acho que o voto em branco é cada vez mais uma forma de protesto, ouço imensas pessoas a dizer que o fazem. Nem que seja por respeito a quem lutou para que fosse possível votar, a sério acho mesmo mau. Até porque a abstenção com que te confundes é uma mistura de pessoas, a maioria delas desinteressadas, desinformadas.. O que não é o teu caso.

*

Jedi Master Atomic disse...

Odalisca -> Não há nenhum espertinho porque a contagem de votos não é feita por uma unica pessoa. Só se estiverem todos em conluio é que isso se pode fazer.


Silly -> És mesmo silly :P


Cat -> "Essa é a interpretação que TU fazes do voto em branco."

Pois é....lol....eu disse o contrario ??

"ouço imensas pessoas a dizer que o fazem."

Com o que os outro dizem posso eu bem. Tenho pena mas não bebo "B Groselha"...looool

Alexandra disse...

Não queres que faça a interpretação jurídica do voto em branco face à "deixa cá ficar de rabo sentado a ver tv que é mais cómodo", pois não?

Jedi Master Atomic disse...

Alexandra -> Eu falei sobre consciência, que não tem nada a ver com interpretações juridicas. Nem que tivesse a possibilidade de votar pela net (e eu sou grande defensor disso, como deves calcular), eu votaria.

Odalisca disse...

Eu prefiro votar nulo do que em branco :P
Nao va haver muito espertinho

Minerva McGonagall disse...

Ah, grande Jedi!!!! Agora até me apetecia apertar-te e dar-te um beijo!

Não me conformo de continuarmos a ter como primeiro-ministro aquela besta... mas prontos, é a merda de país q temos.

Jedi Master Atomic disse...

Minerva -> Onde é que queres dar o beijo? É que eu tenho a barriga um bocado sensivel :P

grassa disse...

"é a merda de país q temos" é a melhor explanação politico-governamental que vi nos últimos tempos.

...

Ou então não.

Eu cá acho que não são os países que são uma merda: as pessoas é que são uma merda.
Especialmente as pessoas que só dizem merda.
Como tu, Minerva.
Aliás, o teu nome diz tudo.

Já dizia o meu avô: "Meu neto, nunca esperes muito de uma pessoa que assina com um nome retirado de um chorrilho de acne como o Harry Potter"...

Jedi Master Atomic disse...

Mas espera Grassa, ela também insultou o Primeiro-Ministro, não só o país....lol

Alexandra disse...

Grassa,

Clap, clap, clap. (Até soltei uma lágrima.)

Sinceramente, não vale a pena gastar muito mais latim. (Fuzilamento? ;-) )

Demóstenes disse...

Não votas (=absténs-te, não compareces às urnas), votas em branco, ou votas nulo?

São três coisas muito distintas.

Jedi Master Atomic disse...

Demóstenes -> Pois são. E eu expliquei porque não voto.

Rosa Cueca disse...

Eu cá voto sempre.

Cat disse...

O que eu queria dizer é que passas a ideia errada :P

Jedi Master Atomic disse...

Rosa Cueca -> Eu cá...tu lá.

Cat -> Eu sou um bocado errático, portanto é natural...lol

tiagompb disse...

Meus caros,

Li com atenção o que escreveram. O Jedi Master Atomic vai-me identificar concerteza naquilo que vos vou dizer:

Estas eleições foram, provavelmente, as mais importantes da nossa história contemporânea, porquê? Porque vão ditar as políticas que o nosso país necessita para que cresça economicamente.

Não votar ou votar nulo são péssimas opções. Porquê? Não resolvem o problema de Portugal.

Votar branco: pode resolver - consciencialmente - não nos serve no momento presente.

O melhor voto seria o voto útil. Caros, numas eleições legislativas vocês não estão a votar para o candidato a primeiro-ministro. É o maior engano de todos. Vocês estão a votar directamente para eleger 1 deputado representativo na assembleia da República para o próximo período legislativo, ou seja, a "claque" assim chamada pelo grande Henrique Medina Carreira (pesquisem por ele).

Os membros do governo chamados ministros são escolhidos pelo primeiro-ministro, pessoa eleita pela Constituição Portuguesa que corresponde ao lider do partido que teve o maior número de votos.

Qual é o problema de Portugal e porque é que devem cada vez mais ter atenção à política?

Economia. O país não gera riqueza suficientemente para manter o estado do país como está, ou seja, o estado não recebe impostos suficientes para sobreviver. Como é possível, perguntam vocês?

Como pagar rendimentos mínimos garantidos, desempregados, pensionados, reformados, funcionários dos estado, militares, etc.?

Vocês têm noção que a população portuguesa é das mais velhas da Europa com uma das menores taxas de natalidade?

Têm noção que metade do país trabalha e a outra metade está a "chular" o estado seja em qualquer uma das maneiras anteriores que referi?

Vocês têm noção que o país está com uma dívida externa tão grande que no futuro estaremos tão individados ao ponto de haver 1 colapso social??

Vocês já imaginaram 1 dia em que alguém disser assim: "Caros, não há mais dinheiro. Amanhem-se!" Sabem o que vai acontecer a Portugal? Eu sei, pobreza extrema!

Tenham a vossa consciência mais activa e fiquem preocupados, pois esta é a realidade de Portugal!!

Já passaram as eleições... agora já está...

Alexandra disse...

Aplaudo.

Jedi Master Atomic disse...

tiago -> looooool...bem-vindo aqui carago. Estou a ver que o RC não te dá trabalho suficiente.

tiagompb disse...

lol
O RC não pára, eu é que tenho que abrandar o ritmo à 6ªfeira.

Já sabias que se te atrevesses a escrever um tópico como este e se eu desse conta dele, que tinha que escrever alguma coisa para ver se consigo abrir algumas mentes deturpadas sobre a política que vai no nosso país.

Atenção: eu não quero nem desejo que vocês percam tempo a ver programas políticos, porque não vão aprender nada. Eles só discutem treta e sobre quem está mais à esquerda ou direita do outro.

Aquilo que pretendo é que vocês percebam o estado real do nosso país para um futuro cada vez menos risonho e sobretudo que votem, mas votem de uma forma inteligente!

Jedi Master Atomic disse...

Eu conheço o estado do nosso país. Outra coisa é as pessoas que estão à frente dele. Só voto quando aparecer alguem que me convença. E desta posição não saio, apesar de perceber o que queres dizer.

tiagompb disse...

Todos vocês vão perceber o que eu estou a dizer aqui:
http://www.legislativas2009.mj.pt

Aqui é que vocês percebem a 100% o que é uma eleição legislativa! Aprendem e recordam de noções tão importantes como demografia. Vejam quantos deputados elege o distrito de Lisboa e quantos elegem os 3 distritos do Alentejo. Brutal, não é??

Portanto, não se trata de facto de saber votar em quem, mas sim naquilo que poderá ser melhor. Se não gostam de ninguém, votem na oposição. Eu, que voto no distrito de Setúbal, votei BE! Sabem que mais? Contribui para eleger + 1 deputado no meu distrito. Estou muito contente!

Portanto, vocês têm que votar tendo este tipo de pensamento. O resto não interessa, porque a partir do momento em que +2 milhões de portugueses votam numa pessoa que é altamente indiciada de corrupção como é o Sr. José Sócrates devido aos casos da Lixeira e do Freeport, tudo cai por terra! É um país de iliterados!

A Assembleia da Republica até ficou bastante engraçada assim. Há já quem diga que o governo não vai durar 2 anos, caso o PS não se coligue com outro partido.

Minerva McGonagall disse...

Ó grassa, desculpa lá, mas com essa fronha não consigo levar-te a sério.

Margarida disse...

Eu voto e sinto-o como uma obrigação. Com a merda de resultado que foram as legislativas (pois o ps será obrigado a coligar-se com a direita) isto vai ser bonito. Vai vai. E se os 40% da abstenção tivesse sido convertidos em votos úteis se calhar estariamos melhor. Não podemos esperar por D. Sebastião que nunca chegará. E, por isso, temos de tentar, em conciência, identificarmo-nos com um dos candidatos.

Não quero imaginar os próximos tempos... Enfim.

Kikas disse...

eu AINDA não voto xD mas não concordo com o facto de não votares.. votavas no MMS, se não querias influenciar muito a coisa :p

Little Box disse...

Moço, para a próxima bota, xim? xD Bjinho