2009-06-28

Sai uma jaula para os animais


O último jogo de futebol entre SCP e SLB, no campeonato nacional de juniores, foi interrompido aos 26m por falta de condições de segurança. E o que se passou aos 26m, perguntam vocês.
Vários elementos da claque NN Boys, depois de já terem destruído carros no estacionamento da academia do SCP (onde se realizava o jogo), entraram no recinto e começaram a atirar pedras para dentro do campo e para os espectadores.


Claro que o jogo parou de imediato e não mais retomou. O mais engraçado é a atitude dos dirigentes do SLB. Não condenaram o que a claque fez, para além duma frase de Rui Costa quando foi entrevistado no seu carro a dizer que "São atitudes condenáveis, mas a academia não tinha condições para receber este jogo".
Vamos analisar esta frase. Quem teve psicologia sabe que a palavra "mas" usada a meio de uma frase, significa "Esqueçam tudo o que eu disse antes, porque agora é que vou dizer o que quero". Ou seja, Rui Costa apesar de "lamentar o sucedido", não é isso que é importante para ele. O que foi importante foi dizer que a academia não tinha condições de segurança para receber o jogo.


O que ele e os dirigentes do SLB estão a querer dizer (através do patético comunicado no site deles) é que, como não conseguem controlar os animais criminosos (não esquecer que mataram um adepto Sportinguista na final da Taça com um very light) que a claque NN tem, têm medo deles e não fazem nada para os parar. De todos os jogos realizados na academia, incluindo um jogo entre selecções, este foi o único que "não teve condições". Coincidências !!!!


Perante uma confissão de um dos elementos da claque benfiquista, que "só lá fomos para parar o jogo", não há muito mais a acrescentar, por mais que queiram fazer parecer que a culpa é toda do SCP.
Será de mim ou eles estão a querer dizer que foram os dirigentes do SCP que atiraram as pedras e interromperam o jogo???

22 comentários:

Dexter disse...

É claro que é condenável, mas olha que os meninos da JuveLeo tb n são nenhuns santinhos.

Já por duas vezes levei bastonadas da bófia e foi onde, adivinha lá? ALvalade, claro. Por provocação de quem? Os meninos da JuveLeo que nos começaram a atirar com laranjas...

São tão animais uns como os outros...

Jedi Master Atomic disse...

Eu vi logo que o nosso benfiquista de serviço seria o 1º a comentar....lol

Eu não falei da JuveLeo nem disse que são santos. Limitei-me a comentar este caso, especialmente a atitude de "Nós fomos lá para parar o jogo".

Quando fores a alvalade se não quiseres levar bastonada da bofia, vai para longe das claques, quer do SLB quer do SCP. Eu estou sempre longe delas e nunca fui incomodado.

Inês disse...

Ah ok... perdi tempo a ler um post sobre futebol, claques e afins.

Essa gente das claques não tem vida propria. Logo, quando não os poderes vencer, junta-te a eles..

beijinhos*

Piston disse...

Vamos agora a um bocadinho de factos, presenciados por este que vos escreve:

- Dezenas de adeptos das claques do Sporting, já depois de estarem na bancada, ao aperceberem-se que ao fundo da estrada estavam a chegar as claques do Benfica acompanhadas pela GNR, decidiram sair das mesmas e saltar a vedação para o exterior da academia, com o único objectivo de arremessar pedras (não sei se acertaram em alguém).

- As viaturas danificadas, será sido por um misto de pedradas Sporting - Benfica, Benfica - Sporting. O objectivo não era destruir viaturas, creio eu. Foi um dano colateral.

- A GNR foi claramente insuficiente para conter as claques do Benfica, tendo sido ainda mais difícil conter as do Sporting.

- Quando a caixa com adeptos do Benfica passou pela bancada das claques do Sporting, deu-se a invasão de campo.

- Parte das pessoas fugiram para o relvado por questões de segurança, a maior parte fê-lo para retribuir os ataques e para entrar no jogo de forças.

- Os adeptos não-organizados do Benfica foram também agredidos e expulsos da bancada, sem provocação prévia que tenha presenciado.

- As claques do Sporting, algum tempo depois da situação estar estável mas ainda tensa, voltaram a avançar pela bancada poente, arremessando objectos contra os adeptos não-organizados do Benfica que se refugiavam por trás da mesma e continuando a provocar as claques do Benfica.

- Obviamente as claques do Benfica, não são santos, participaram nos confrontos e apenas não fizeram pior porque estavam em número reduzido.

- Não foi de todo um caso em que as claques do Sporting se tenham limitado a reagir. Como referi no primeiro ponto, foram eles que iniciaram as manobras.

- O recinto não tem efectivamente condições de segurança, sendo que está recheado de pedras, prontas a serem arremessadas e não tem estruturas físicas que permitam a separação de adeptos.

Jedi Master Atomic disse...

Inês,

Ler um dos meus posts nunca é tempo perdido. :P


Piston,

Isso pretende desculpar o que os NN fizeram? Irem para lá com o unico objectivo de "parar o jogo" e o argumento que arranjas é que "foi o SCP que começou". Até aos 26m estava tudo bem, com um amigo meu nas bancadas AO LADO de alguns benfiquistas, a conviver alegremente.

Os incidentes que destruiram alguns carros foram feitos propositadamente pelos NN, como relatou a policia.

Piston disse...

Aconselho que leias de novo o que escrevi. Aparentemente não o fizeste.

Não ouvi até à data esse "relato" da polícia. O "creio eu" deixa claro que não presenciei com proximidade suficiente e que não tenho a certeza.

Desprezo profundamente todas as claques de futebol. Acho que fui claro o quanto baste.

Jedi Master Atomic disse...

Ainda um acrescento. É nojenta a atitude dos dirigentes do SLB ao nem sequer se demarcarem desta "claque" que nem legal é. Relembro que na posse dos membros da "claque" foram encontradas várias armas e droga, não lhes acontecendo nada. Relembro também que ainda veneram o membro deles que matou um adepto Sportinguista na final da Taça em 1996, adepto esse que continua fugido da justiça.

Foi o unico jogo que deu problemas na academia, de entre muitos já lá jogados. A única responsabilidade que se pode apontar ao SCP foi a de ter vendido bilhetes a essa malta !!!

Jedi Master Atomic disse...

Piston,

Eu não desprezo claques como a Torcida Verde, por exemplo, que não chateiam ninguem. Não gosto da Juve Leo, nem dos SuperDragões nem dos NN. O Directivo XXI não conheço mas também já ouvi que não são flor que se cheire. Por mim, cada vez que fazem merda, era porrada forte para cima deles todos !!!

Piston disse...

1 - Vê o espaço da academia, pessoalmente, e diz-me se achas que tem condições para um jogo destes.

2 - Achas por acaso que as claques do Sporting não tinham drogas e armas?

3 - Os dirigentes do Benfica não condenam as claques pela mesma razão que os do Sporting não o fazem e não o fizeram na Academia. Tem medo delas e com razão.
Não deixa de ser condenável a falta de tomates dos dirigentes (de AMBAS as partes).

Jedi Master Atomic disse...

Piston,

1) Tem condições para um jogo destes. Estamos a falar de JUNIORES. Se teve condições para um jogo entre seleções também tem para este.

2) Não sei, mas este post não está a falar das claques do SCP porque não foram elas a causar os problemas.

3) O SCP durante vários anos esteve de costas voltadas à Juve. Quando eles se legalizaram como claque é que as relações normalizaram. Se os dirigentes têm medo das claques (e eu sei que têm) é contratar segurança privada para "dar conta" do assunto.

Olhos Dourados disse...

Não percebo essas atitudes.

Piston disse...

1 - Não interessa qual o escalão, interessa quais as consequências previsíveis.

2 - É isso que me toca no nervo e que tem sido divulgado pela comunicação social e que é MENTIRA. Não foi SÓ a claque do Benfica a causar o problema. Foram ambas as partes.
Quem discorda que me explique porque saltaram as claques do Sporting a vedação da academia para ir "receber" os NN ao exterior? Já agora, quem me explica a facilidade com que se consegue ultrapassar esta vedação. Se a academia tem condições de segurança...

3 - Há quem goste de dormir descansado.

Jedi Master Atomic disse...

Piston,

1) Ah...então estás a admitir que só quando é com o SLB é que é preciso segurança maxima. Vá-se lá saber porque.

2) Os adeptos do SCP responderam às pedradas da claque que, repito, "só lá foi para parar o jogo". Palavras dos NN !!!

3) Não percebeste o alcance do meu "dar conta do assunto"...lol

Piston disse...

1 - Está difícil... Para fim podem regar os NN com gasolina e largar fogo. Aplica-se sempre que duas facções violentas e rivais se juntam.

2 - Isto é pura mentira.

3 - Talvez não tenha percebido.

Jedi Master Atomic disse...

Piston,

1) Por mim, napalm neles todos.

2) Ficas na tua e eu fico na minha.

3) Ler 2 linhas acima desta...lol

Piston disse...

A única diferença é que um de nós presenciou os factos.

Verdinha disse...

eu desisti de ler os coments do piston porque me tavam a dar nervos.

primeiro, as tochas da juve sao com fumo VERDE, todas as tochas atiradas para o relvado e posteriormente "devolvidas" ao outro lado da relva sao vermelhas, quem souber distinguir cores percebe a quem pertenciam as tochas.

segundo, a claque sportinguista nao provocou primeiro ao contrário do que ai é dito, tanto que a maioria estava de costas quando começou o incidente e a maioria ripostou de cima das bancadas mesmo.

terceiro, a desculpa "nao tem condiçoes para um jogo destes" é o mesmo que dizer que as pessoas sao selvagens e precisam de sitios adequados para estar, se ate ao minuto 26 sportinguistas e benfiquistas tinham convivido pacificamente lado a lado, nao me parece que o problema seja as condiçoes.

quarto, o benfica nao tem medo dos no name, o benfica serve-se dos no name, sao coisas diferentes e é sempre bom ter quem nos aqueça as costas e faça merda por nós, é o que os no name fazem pelos dirigentes do benfica.

quinto, as declaraçoes do rui costa sao totalmente ridiculas, se fosse num campo do benfica e as agressoes tivessem sido por parte do scp, seria o fim do mundo e seriamos todos uns vandalos que deviam ser punidos e tudo mais.

sexto, a declaraçao de que so foram la para parar o jogo demonstra o interesse desta gente pelo futebol.

setimo, provavelmente quem diz que foi o scp que começou deve ter visto as imagens do canal benfica que em vez de começar do inicio da confusao, começa quase a meio, assim eu tambem ficava com uma ideia deturpada dos factos.

E toda a gente que defende aquela situaçao mete-me NOJO e tenho pena da falta de inteligencia deles.

Jedi Master Atomic disse...

Verdinha,

E quem fala assim não é gago. Estás a ver porque é que tens que vir ao proximo jantar de bloggers. Temos que meter estes benfiquistas na linha ;)

CG disse...

Essas situações são mesmo lamentáveis...
Ainda por cima num jogo de juniores.
Big Kisses

Piston disse...

Tenho uma grande dificuldade em largar o osso, como tal:

Talvez seja mais fácil aceitar a minha opinião se a compreenderem não como a de um benfiquista mas sim como a de um gajo que gosta pouco de parcialidades.

Verdinha,

1 - Indiscutível.

2 - Pela forma como escreve, parece que estava por lá.
É verdade, mas falta referir que nem todos estavam nas bancadas. Havia adeptos do Sporting atrás das mesmas.

3 - Claro que as pessoas são selvagens. Há alguma dúvida? Sportinguistas e benfiquistas conviveram sem problemas. Nestes dois grupos não se incluem as claques. Essas estavam isoladas no lado nascente.

4 - Quer isso dizer que o Benfica tinha interesse em que o jogo não terminasse?

5 - As declarações dele só pecam por não condenarem TODOS os que participaram nas agressões (com óbvio destaque para os NN).

6 - Totalmente de acordo. Chama-se "Mundo Ultra" e não é exclusivo do Benfica.

7 - No meu caso foi presenciado ao vivo e a cores. Não os vi a começar os arremessos, mas está por explicar o que foram fazer para o exterior quando da chegada da claque do Benfica.

O Sporting fez esforços para que tudo corresse bem. Alterou a estrutura física das instalações com o objectivo de minorar fricções. É de louvar as acções desenvolvidas, isso não invalida que o espaço seja desadequado quando há claques ao barulho.
Dizer-se que estava tudo bem até chegar a claque do Benfica é dizer que são precisos dois para fazer uma guerra.

Estou totalmente de acordo que os NN são umas bestas, possivelmente a pior claque portuguesa. Ironicamente, no mundo "Ultra", ser mais ruim é ser melhor.
Todos querem ser os maiores arruaceiros e fazer demonstrações patéticas de poder físico.
Não há inocentes em nenhum dos três grandes.

Para quem não esteve lá, aqui está um mapa que ajuda a perceber as coisas: http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF&msa=0&msid=
117194145934087775952.00046d7e05acdf4faf75d

Chrystiee M. disse...

Oh pá, eu sou benfiquista, mas devo dizer que, apesar de não ter tomado atenção profunda a este "acontecimento", encho-me de vergonha, não pelo meu clube, mas sim pelo futebol em si.

Amo futebol - e vai além dos pares de pernas que muitas senhoras observam - , mas, tendo os conflitos começado quer da parte do SCP, quer da parte do SLB, não sei, foi um acto de pura selvajaria - crianças assustadas porque uma cambada de fanáticos decidiu armar espectáculo?

Não se faz. Tenham vergonha.
São atitudes como esta que tiram a dignidade que outrora este desporto teve.

E é só o que tenho a dizer.

:)

Margarida disse...

O meu tio teve nesse jogo onde um adepto do Sporting foi morto. A partir daí o meu tio nunca mais foi ver jogos como dantes ia. Acho que aquilo foi mesmo ao lado dele. Só agora há pouco tempo é que levou a filha mais nova a ver um jogo e, não foi dos grandes.

Enfim. Gente parva e, muito pouco civilizada. Odeio. -.-'