2009-01-11

Aventuras e desventuras no trabalho


É comum pensar-se que o bom Português deixa tudo para a última hora. Nesta 6ª feira tive a prova inequivoca que não é verdade. Não é o Português que deixa tudo para a última hora, são os habitantes de Portugal. Não é a mesma coisa !!!!

Parece que a atmosfera do nosso país altera a química cerebral das pessoas, transformando-as em cumpridoras de última hora. Vou dar o exemplo baseando-me no que aconteceu ante-ontem. Em Dezembro passado estive a fazer um trabalho no Consulado de Angola, onde converti a Base de Dados que eles tinham para uma versão mais actual. Claro que há sempre problemas nestas conversões e desta vez não foi excepção.

Resumindo, para não entrar em muitos detalhes técnicos, a nova Base de Dados trocou-me os separadores decimais de TODOS os numeros, ou seja, tudo o que veio da antiga com "virgulas", a nova "pensava" que eram "pontos" e assumia que aquilo era um separador dos milhares e não de casas decimais. Confuso ????

Exemplo: Numero na antiga -> 1.200,45 Depois de copiado para a nova -> 120045,000000

Bonito não é ???

Lá consegui arranjar maneira de dar a volta aquilo e depois pedi para que, nos dias seguintes, as pessoas que trabalham com a aplicação, tivessem atenção a todos os números decimais e reportassem assim que vissem algum que fosse demasiado grande. E assim se passou o resto de Dezembro, sem um único erro reportado. E eu a pensar "Caramba, acertei todos !!! UAU !!!".

Claro que não !!! Ante-ontem ligam de lá, muito stressados, imaginam porquê ????
Ora aí está. Os totais de Outubro e Novembro do ano passado eram demasiado grandes para serem verdadeiros. O meu espanto ainda aumentou quando a senhora me disse "Já tínhamos detectado isto a meio de Dezembro, mas fomos deixando passar e eu preciso disto corrigido já, porque na próxima 2ª feira (amanhã) tenho que apresentar os números à minha chefe."

Se ela me tivesse dito isto por msn, eu teria respondido simplesmente com um boneco a revirar os olhos. Mas como eles é que são o cliente e não podemos gritar com os clientes, por mais descuidados que eles sejam, lá fui eu apagar o fogo. Estão a ver, não são Portugueses !!!!

PS: Uma vez lá, consegui dar uma pequena descompustura à senhora, sem ela perceber que era uma descompustura....lol

9 comentários:

parafina falsificada disse...

Oh.meu.Deus!

Epá, também não posso dizer que não deixo as coisas para a última da hora *cof*épocadeexames*cof*, mas isto supera tudo!!

Alexandra disse...

Ui... Já traablhei directamente com Angola e diria-lhe mais...

1 - Quiçá uma herança deixada por Portugal...

2 - Uma "pequena" descompustura não o livrará certamente de voltar a acontecer o mesmo.

Alexandra disse...

Quanto aos Portugas, o deixar andar também me enerva muito!! :-D

escarlate.due disse...

lol
no teu caso é: cada um tem aquilo que merece!! :P

grassa disse...

Os portugueses são aquela base (de dados).

Dive disse...

Tugas power!

Hannah disse...

OMG!
Pânico... nem fales em números...

Bjinho

Joana do Açúcar disse...

Ah, mania dos portgueses se mandarem a baixo. Este é o nosso mal, achar que nao prestamos e n fazemos nd direito; falamos tds mal uns dos outros em vez de nos dfendermos, e dps fazemos sp a mm asneira no final de contas. Mas isso é igual em td o lado, as pessoas so se apressam a resolver coisas quando:lhes convém muito ou lhes aperta o "rabinho" (que foi o caso) ;)

Jedi Master Atomic disse...

Parafina,

Bons e velhos tempos...lol


Alexandra,

Você quer apanhar ? :P


Escarlate.DUH,

Veja lá !!!! :P


Grassa,

Tinhas que (te) vir com a piada de informatico. Agora levaste com uma piada sexual.


Dive,

Somos os maiores, carago !!!


Hannah,

Numeros....hmmmm....só agora me apercebi que o teu nick é uma capicua...lol


Açucarada,

Não te enganaste nem nada ??? Escreveste um comentario grande....lol